quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Internet na Alternância das Faces Prandinistas

Sempre me pareceu inadequado o fato de o chefe do Executivo monlevadense, Gustavo Prandini, manter, como prefeito que ainda é, um perfil no Facebook e um blog na internet. Afinal, a comunicação governamental de ser feita de maneira impessoal e, sobretudo, institucional, por meio dos setores específicos da Prefeitura, criados, justamente, para este fim. A sensação que se tem é que Prandini deve ter suas próprias razões para, por exemplo, preferir se valer do facebook à Assessoria de Comunicação ou à Ouvidoria que ele mesmo criou.
No entanto, tal preferência do prefeito; além de muitas vezes expô-lo, desnecessariamente, como ocorreu há poucos dias, quando, a cidade se desmanchava em crateras e deslizamentos decorrentes do excesso de chuvas, clamando por ações emergenciais da Prefeitura, e no Facebook, Prandini solicitava sugestões de filmes para o final de semana; também produz um precioso material que, se analisado de forma conjugada e sistemática, acaba revelando muito da verdadeira face do prefeito de João Monlevade.
O próprio fato citado acima, já é suficiente para revelar um prefeito incessível e despreocupado, que passa o fim de semana assistido filmes, enquanto a cidade é castigada pela chuva ininterrupta.
Claro que todo trabalhador merece e tem direito ao descanso do fim de semana. Menos o prefeito que não é um trabalhador comum e, muito pelo contrário, só pode se dar ao luxo do descanso, diante de um quadro municipal de normalidade, o que não era o caso. Ademais, Prandini não tem trabalhado tanto assim, pois, de outro modo, a essa altura do campeonato, já teria realizado, pelo menos, 30 ou 40% de seu Plano de Governo, o que, definitivamente, esta longe de acontecer.
Mas, voltando à vaca fria...acompanhando a comunicação extra-oficial de Prandini na internet, o que me chamou mais a atenção foi como o prefeito deixa de se expressar na primeira pessoa do singular e passa a utilizar a primeira pessoa do plural, na medida em que o processo eleitoral se aproxima.
Este estranho fenômeno fica muito claro quando o conteúdo do blog do prefeito é confrontado com sua página no Facebook.
Em fevereiro e março de 2011, por exemplo, portando, a mais de 01 ano e meio das eleições, Prandini publicou em seu blóg (www.gustavoprandini.com.br) várias postagens. E na grandíssima maioria delas, usou da primeira pessoa do singular (Eu) para se comunicar. Veja:

18 de fevereiro de 2011-Enviei à Câmara de Vereadores projeto de lei...
04 de março de 2011- Entreguei ao Hospital Margarida, o cheque...
04 demarço de 2011-Acertei com o presidente da Câmara...
21 de março de 2011-Estive com representantes dos mototaxistas...
21 de março de 2011- Dei início nessa segunda-feira, 14, às obras do...
21 de março de 2011-Na manhã dessa quinta-feira, 17, repassei um cheque...

Muito diferente do que se pode ser visto agora, quando, diante da proximidade das eleições municipais, Prandini, em sua página no Facebook, passa a se comunicar, usando da primeira pessoa do plural (Nós). Observe:

28 de novembro-Assinamos hoje com a Caixa Econômica Federal...
28 de novembro- Teremos audiencia pública...
02 de dezembro-Realizamos nesta quarta feira, no salão de eventos...
07 de dezembro-Bom dia... estamos trabalhando para conseguir...
12 de dezembro- Estamos fazendo diversos investimentos no...
03 de janeiro-Boa tarde!Estamos divulgando as informações...

Para alguns, a opção do prefeito de se comunicar, valendo-se da primeira pessoa do singular ou do plural poderia parecer apenas um fato lingüístico.
No entanto, tal dado possui um caráter muito mais revelador do que se possa imaginar. Ele, na realidade, revela a verdadeira face de um prefeito, que, ao se ver eleito, sentou-se sobre seu próprio ego, enclausurou-se em seu gabinete, afastando-se do povo, dos partidos e da própria base que o elegeu e, dentro de uma pretensa e figurativa onipotência de seu “eu”, protagonizou as maiores e mais graves trapalhadas e insanidades que este Município já vivenciou.
E, agora, a poucos meses das eleições, veste novamente a máscara eleitoreira e vem falar em “nós”, como se tivesse alguma preocupação ou interesse para com a coletividade, numa tentativa de conduzir, mais uma vez, o eleitorado ao engano, sem o qual nunca teria se elegido prefeito. É repulsivo!

Um comentário:

  1. Esse (des) governo passa mais tempo nas redes sociais do que trabalhando!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.