terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Governo Prandini cruza os Braços diante do Caos

A vergonhosa e perturbadora incapacidade do governo Prandini em apresentar respostas rápidas e efetivas em relação aos estragos decorrentes das chuvas é quase surreal. Parece que estamos vivendo um pesadelo, do qual não podemos acordar.
Discordo, veementemente, daqueles que afirmam que enquanto não houver estiagem nada pode ser feito. Esta é a desculpa dos incompetentes e/ou dos incapazes. As condições estruturais já fragilizadas da cidade estão se agravando, a olhos nus, justamente, em decorrência da paralisia administrativa de um prefeito, que ao invés de agir dentro de um plano emergencial de contingência para as graves conseqüências do excesso de chuva, titubeia em devaneios ao anunciar mais asfalto eleitoreiro que deverá ser pago pelos próximos governantes.
Veja o caso, por exemplo, do deslizamento de terra que ocorreu na Av. Getúlio Vargas, na altura do Bairro Areia Preta (foto abaixo).


Há mais de 30 dias uma grande cicatriz expôs o solo do barraco naquela localidade. Não sou engenheiro, geólogo nem coisa parecida. Mas, o bom senso me informa que aquela exposição do solo às incessantes chuvas vão acabar levando todo o morro abaixo, como, de fato, tem ocorrido, paulatinamente. Por que, então, a Prefeitura não cobre a tal cicatriz com uma lona, emergencialmente, para num segundo momento de estiagem realizar as intervenções adequadas no local? Ou será que estão esperando tudo vir abaixo para começarem a pensar em fazer alguma coisa? É o que parece.
Outro exemplo que denuncia a letargia do governo Prandini diante das demandas emergências colocadas pelo atual período de chuvas é o descaso com este buraco(foto abaixo) que se formou, recentemente, na Av. Gentil Bicalho, bem próximo à Igreja Sagrado Coração de Jesus, e que, além de ter transfixado o canal que existe sobre a via, está funcionando como dreno para a enxurrada que, costumeiramente, percorre o leito daquela avenida, no momento temporais. Não é necessário ter um diploma de engenharia para saber que se aquele buraco continuar a drenar o leito da Gentil Bicalho, logo, ele vai ter a capacidade de engolir um carro. Quem sabe quando o carro de algum parente do prefeito for tragado pelo buraco, o governo faz alguma coisa.

Isso sem falar na falta ou no amadorismo da sinalização que é instalada para alertar sobre as mas condições das vias públicas. Na Av. Getúlio Vargas, também na altura no Bairro Areia Preta, próximo ao antigo Inps, parte da via está cedendo, o que obrigou o Settran a fechar metade da pista. E veja o que diz a sinalização que foi colocada no local para alertar os motoristas sobre a situação: atenção, pista com mão única (foto abaixo).

Ora, se o motorista, realmente, seguir o que está escrito na placa vai acabar batendo de frente em outro veículo, pois se a mão é única, ele não tem que se preocupar com o trânsito no sentido oposto. Não seria mais adequado sinalizar: atenção, meia pista em via de mão dupla? E ainda falta um ano...

2 comentários:

  1. O caus está em toda Minas Gerais. O ideal seria trocarmos todos os políticos em exercício ...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Fernando,para contribuir com a sua denúncia, lembro-lhe que no cruzamento da rua AYRES QUARESMA com Getúlio Vargas há um buraco semelhante que se não fez aniversário de um mês, está por fazer... E até agora, nada! Dizer que este governo é inoperante é pouco?

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.