quarta-feira, 3 de março de 2010

"Pesquisa" do Programa de Moreira na Cultura: O Hospital Santa Madalena Deve ou Não Ser Inaugurado Como Hospital?

Hoje, em seu programa na rádio cultura, Moreira realizou uma “pesquisa”, com direito a participação de ouvintes, na qual bombardeou o atual governo com pesadas críticas pelo fato da administração Prandini pretender transformar o "hospital" Madalena num centro de especialidade médicas. Já cantei esta pedra, aqui no Monlewood, na "coluna" Rapadura no Ponto, em 20 de novembro de 2009 (endereço: http://monlewood.blogspot.com/2009/11/o-ponto-da-rapadura_20.html), quando Márcio Passos ainda era assessor político particular do prefeito. Veja o que escrevi, naquela época, e que reitero hoje:


Saiu no Rapadura: HOSPITAL MUNICIPAL

Todas as informações técnicas surgidas até agora passam um atestado de acerto ao prefeito Gustavo Prandini (PV), por sepultar a idéia do hospital municipal para montar em seu lugar o Centro de Especialidades Médicas.
Uma empresa especializada e com longa experiência no setor, finaliza estudo sobre o assunto e deve atestar como acertada a decisão do prefeito.
Eu, particularmente, nunca tive dúvida sobre isso. O hospital municipal comprometeria as finanças do município e poderia inviabilizar o Margarida.


Através desta postagem fica fácil perceber que Márcio Passos é plenamente favorável à transformação do Hospital Municipal em um Centro de Especialidades Médicas e não me resta duvida que o assessor político particular do prefeito teve importante papel nesta decisão. Parece-me coerente a alegação de que o município, hoje, não comportaria dois hospitais, o Margarida e o Municipal. Contudo as implicações políticas de não colocar o Hospital Municipal em funcionamento podem ser severas. As massas não entendem o que venha ser um Centro de Especialidades Médicas. Na verdade, infelizmente, a maioria nem consegue entoar de forma concatenada os quatro vocábulos: CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS. Todavia, o termo HOSPITAL é bem definido no imaginário das massas. O povo sabe o que é um hospital. O povo tem ânsia pelo hospital, principalmente, em se tratando de uma obra já prometida por outro governo.
Márcio Passos nega, mas o Hospital Santa Madalena constituiu a maior estratégia de marketing eleitoral do governo passado. Faltou competência para inaugurá-lo no prazo. Se inaugurado, Railton, certamente, venceria as eleições.
Politicamente, o mais sensato a se fazer seria traçar um plano de, em longo prazo, transformar o Madalena num verdadeiro hospital, transferir o Pronto Atendimento para o seu prédio e inaugurá-lo com a denominação de HOSPITAL. Deixar de inaugurar uma promessa tão desejada de outro governo, fatalmente, será interpretado como incapacidade e incompetência administrativa. Podem esperar, daqui três anos, Moreira voltará prometendo dar ao povo o tão desejado HOSPITAL que Prandini não teve a competência de fazer.
Transferindo-se o PA , nada mais que o PA, pelo menos no momento, para o prédio do Santa Madalena e mantendo-se a denominação de HOSPITAL MUNICIPAL, na medida em que as pessoas obtivesem atendimento médico, internação e etc, haveria a impressão de que o hospital foi inaugurado, de que estaria funcionando e de que Prandini foi tão capaz quanto Moreira pretendeu ser.
Posteriormente, com o passar do tempo e na medida do possível, gradativamente, se implementariam os melhoramentos que o povo merece, de modo a conformar o Madalena às condições de um verdadeiro hospital. Do contrário é mais lenha na fogueira dos moreiristas e um tiro político no pé. O mais absurdo é que Marcio Passos sabe disso tudo.

2 comentários:

  1. Durante o Jornal da cultura hoje por volta de 13:00horas a Rádio Cultura aprsentava um programa jornalístico em que defendiam que a prefeitura não deveria assumir o pronto socorro. Total incoerência. Um dia a prefeitura deve assumir a saúde pública e no outro não? Coisas do mauris, moreiras, etc...

    ResponderExcluir
  2. Um comentário lúcido que desmarcara mais uma conveniência do marketeiro oposicionista.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.