terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Aceleração da Monstruosa Dívida Prandinista

A edição da última sexta feira do Jornal A Notícia trouxe uma matéria alarmente sobre a crescente dívida pública monlevadense. Segundo estimativa veiculada pelo órgão de imprensa, a dívida acumulada pelo governo Prandini já ultrapassa os absurdos e mosntruosos 20 milhões de reais - um triste e perigoso recorde na história político-administrativa do Município.
Infelizmente, tal situação fora prevista, aqui no Monlewood, em 15 de outubro de 2010, quando publiquei:

ORÇAMENTO/2011

Errar uma vez é humano. Duas é burrice. O governo Prandini já cometeu um erro descomunal, quando, ao invés de gastar conforme a receita, efetivamente, arrecada, optou por realizar despesas, baseando-se apenas na receita prevista no Orçamento da Prefeitura, que convenhamos, pode ou não ser alcançada. Tal situação levou a administração a uma quebradeira sem precedentes na história do Município, como é de conhecimento de todos. Agora, o governo envia para apreciação da Câmara um Orçamento/2011 com uma receita, visivelmente, superestimada em mais de 20 milhões de reais, em total desarmonia com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ora, se da primeira vez quebraram a Prefeitura por conta de uma previsão de receita não alcançada em conseqüência da insensibilidade para com a crise financeira global, desta feita, estão colocando novamente a Prefeitura no rumo da bancarrota, fantasiando recursos que serão empenhados, mas que podem não entrar no caixa. Em outras palavras, o Orçamento/2011 traz consigo a mesma fórmula que quebrou a Prefeitura neste segundo ano de gestão Prandini. Só que desta vez a fórmula sai dos bastidores do gabinete para ser institucionalizada por Lei Municipal, a LOA. É a institucionalização da quebradeira!

O pior é que, se nos três primeiros anos de mandato, Prandini e sua equipe gastaram, desenfreadamente, neste último, que é eleitoral, as coisas não prometem melhorar. Considerando o histórico de gastança e de ineficiência desta administração e o fato de Prandini não contar com outro instrumento para tentar se re-eleger que não seja o uso da máquina pública, a expectativa é de um aumento acelerado da dívida.
E os legalistas que se contenham, pois não haverá Lei de Responsabilidade Fiscal suficiente para barrar a obsessão e a vaidade desmedida pelo poder.

2 comentários:

  1. Ainda bem que vc se mostrou bem cedo, quando era membro do governo. Máu carater, incompetente, safado, etc...etc...etc...Por ter sido exonerado, passou para o lado certo, ou seja, é um membro da "CORJA".

    ResponderExcluir
  2. Prandini,tô fora!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.