terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Maravilha da Estrada Real

"Só o Caraça paga toda a viagem à Minas."


Dom Pedro II

http://cardialk.files.wordpress.com/2011/05/1434831309240eb7f579owg8.jpg

Recentemente, o Santuário do Caraça, foi eleito uma das sete maravilhas da Estrada Real. Título mais que merecido para o antigo colégio que conserva uma das mais expressivas construções neo-góticas de Minas, a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, além de capelas e de um imponente casario colonial.
O antigo internato, onde se formaram presidentes da república, como, por exemplo, o santabarbarense Afonso Pena, também é pródigo em belezas naturais. Situado no complexo geológico da Serra do Espinhaço, numa zona de transição entre o cerrado e mata atlântica, a paisagem do Caraça é marcada pela presença abundante de ribeiros cristalinos, cachoeiras caudalosas, montanhas onduladas, desfiladeiros escarpados, picos elevados, vales íngremes e cavernas naturais de incrível beleza.
A flora e a fauna são riquíssimas e, nesta última, se destaca o famoso Lobo Guará, uma criatura tímida e magnífica que de lobo tem apenas o nome, pois, na verdade, trata-se de uma grande e esbelta raposa, adaptada à vida no cerrado.
O Caraça, realmente, é esplendido! O duro é ler nos jornais da região que o prefeito de Catas Altas, Saulo Moraes, município que abriga o Santuário, comemorou o título obtido pelo antigo colégio e completou: “ Catas Altas tem um conjunto de elementos que a torna especial. Temos o Santuário do Caraça, cachoeiras belíssimas, igrejas com pinturas de Aleijadinho e muita história para contar”. Para o prefeito Saulo, vai uma dica: Mestre Aleijadinho não era pintor. Além de atual patrono das artes plásticas brasileiras, Antônio Francisco Lisboa foi arquiteto, escultor e entalhador. Catas Altas tem pinturas de Mestre Athayde, este sim pintor, o maior do Barroco Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.