sábado, 5 de junho de 2010

Motoclube Condores do Asfalto: Cultura Urbana


De todos os eventos do calendário monlevadense, o encontro de motociclistas promovido pelo motoclube Condores do Asfalto é um dos poucos em que se é oportunizado o afloramento de manifestações culturais, diretamente, voltadas para o amplo aspecto urbano do Município. Monlevade é um município quase que completamente urbano. Não possuímos zona rural significativa. Nascemos da indústria do aço e da Vila Operária construída pela Belgo Mineira, na década de 40. No entanto, o que se percebe na cidade é uma crescente influência de uma cultura sertaneja que parece tomar conta de tudo. Nas últimas décadas, manifestações culturais, caracteristicamente, urbanas tais como cinemas, bailes, festivais de música, feiras e etc cederam o lugar para eventos como cavalgadas e shows de música sertaneja. A programação das rádios, por exemplo, é quase que exclusivamente dedicada ao gênero sertanejo. A vocação de cidade pólo do Município é inegável. Mas quando assunto é cultura, o que se percebe é o contrário: Monlevade tem sido, fortemente, influenciada pela cultura dos municípios vizinhos.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Houve uma época em que o Rock na Rua era uma constante. Ali surgiram algumas bandas, que sem apoio ou "paitrocínio" acabaram saindo da cena roqueira monlevadense. Fico feliz em saber que estilos musicais, além de sertanejos, ainda têm espaço em alguns poucos eventos promovidos na cidade. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Essa overdose é que mata.
    A Banda di Rock (a procura de um nome)tem se apresentado no Gambinos, com o melhor do rock nacional e internacional dos anos 80 e clássicos de todas as épocas (60/70). Os roqueiros de plantão que fiquem atentos porque também estão surgindo bandas novas. Vamos prestigiar. Bom fim-de-semana a todos.

    ResponderExcluir
  2. Eventos como este, mostra que nem tudo esta perdido em nossa bela cidade. Ficar livre de dupla sertaneja somente com uma espingarda de dois canos!kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. PARA ESCREVER ISTO TEM QUE SER ANONIMO MESMO.HA GOSTO PRA TODO TIPO DE MUSICA.O MUNDO NÃO GIRA A SUA VOLTA.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.