sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre o Nobel de Literatura José Saramago



José Saramago morreu esta sexta-feira aos 87 anos na sua residência da ilha espanhola de Lanzarote. Prémio Nobel da Literatura em 1998, o escritor português assinou uma vasta obra editada em mais de três dezenas de países. Militante comunista, em perpétua oscilação entre a ortodoxia ideológica e o discurso desalinhado de livre-pensador, Saramago deixa para a História uma trajetória tão inquieta como indelével.

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma". José Saramago

Um comentário:

  1. Caro Amigo Fernando,
    o desenho político-ideológico do Saramago vai muito além do Comunismo que foi implantado por alguns países do mundo, e que findaram no fracasso político.
    Creio que está implícito em algumas de suas obras um verdadeiro Comunismo que transcede qualquer pensamento ideológico que tenhamos.
    Vai nos fazer falta.
    Temos que aguardar a última obra que estava sendo preparada para ser publicada.
    A sua inquietação vai nos revelar algo nesta obra.
    Quem sabe possamos buscar um modelo ou mesmo construí-lo com as bases por ele lançadas, e que incomodou muitos.
    Interessante que há poucos dias comecei a escrever um pequeno ensaio sobre o Colapso das Relações Humanas, e algumas de minhas observações foram de conclusões após Saramargo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.