segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rapadura no Ponto


Li um texto do deputado federal Zé Fernando (PV/MG), publicado no Jornal Estado de Minas e reproduzido no Blog Rapadura, no qual o correligionário do prefeito Gustavo Prandini declarou que:

“Precisamos fazer, de forma definitiva, com que a Rodovia da Morte seja transformada na rodovia da vida, da produção, da geração de emprego e renda, do desenvolvimento, levando em seu leito um futuro melhor para todo o povo mineiro, que sempre tem, ao longo dos 510 anos do Brasil, contribuído com seu trabalho para o engrandecimento do país.”

Concordo com o deputado em relação à transformação pela qual a BR 381 deve passar. No entanto, ele cometeu um erro grosseiro que só evidencia que o nobre deputado não conhece a história e a identidade de Minas. O povo mineiro tem suas origens no final do séc. XVII e início do XVIII, período que se inicia com a descoberta do ouro, a partir de 1695, passando pela Guerra dos Emboabas e a conseqüente fundação da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, em 1711, e, finalmente, pelo episódio da Sedição de Vila Rica, em 1720, a partir do qual se instituiu a Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais. Por tanto, o povo mineiro, diferentemente do que afirmou o deputado, não tem contribuído para o engrandecimento do país, ao longo destes últimos 510 anos. Na melhor das hipóteses, o povo, genuinamente, mineiro existe há 315 anos. São estes os deputados que se dizem comprometidos com Minas. Para se cuidar ou administrar é preciso conhecer.

Um comentário:

  1. Parabéns, Dr. Fernando. O senhor realmente merece ser lido, pois só nos acrescenta em conhecimento, discernimento e raciocínio lógico. Por isso não perco meu tempo lendo outros "Blogueiros" de JM que nem sabem o bê-a-bá básico e falam asneiras e mais asneiras. No caso do prefeito Arnaldo recentemente cassado o sr. também deu um show em explicação curta e inteligível, sem floreamentos bobos e pessoais. Continue assim!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.