terça-feira, 19 de outubro de 2010

CTI

Construir um CTI sem se ter a garantia de recursos para seu funcionamento sugere uma situação de temeridade muito arriscada. Afinal, um CTI, devidamente equipado e inoperante pode sair, sob o ponto de vista econômico-social, muito mais custoso do que se estivesse em pleno funcionamento, pois, além de não servir à sua função social de salvar vidas, representaria ainda um inaceitável elefante branco, no qual já foram gastos milhões, em recursos públicos. Mas, a obra de instalação do indispensável CTI já está em faze de finalização e cabe, agora, à toda sociedade monlevadense abraçá-lo como se filho fosse. É óbvio que a Prefeitura terá de contribuir para a manutenção do CTI, assim também como o governo do estado. Outra que deve ser chamada a participar é a ArcelorMittal. Este momento econômico histórico que Monlevade vive com a duplicação da capacidade produtiva da Usina me parece a oportunidade perfeita para que se inicie uma relação de parcerias mais concretas entra a siderúrgica e o Município. O recorrente discurso de que a ArcelorMital se dedica ao ramo da siderurgia e não ao da filantropia, não parece razoável, porquanto é de se esperar que a Usina assuma uma postura voltada para uma maior responsabilidade social para com os cidadãos deste Município, principalmente, nestes tempos de duplicação. A duplicação da Usina deve significar, no mínimo, a duplicação de sua responsabilidade social.

2 comentários:

  1. Caro Fernando, a discussão sobre o custeio do CTI deve ser tomada em âmbito REGIONAL,pois pq só o município de Monlevade tem de assumir este custeio? Teremos pacientes do Prata, Nova Era, Barão, Bela Vista, Piracicaba, Santa Barbara e, como as vagas serão oferecidas pelo SUSFACIL poderemos receber pacientes de BH, Ipatinga, Valadares. Pq só nós Monlevadenses teremos de arcar com os custos se será usado para salvar vidas de toda uma regiao de influencia da regional de itabira e da macrocentro que engloba bh. Vale uma reflexao.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Tanto é que citei o Estado (que neste caso representaria os interesses regionais) como participante necessário do custeio do CTI. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.