segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Blog Alerta para Inconsistência de Dados na Saúde Pública Municipal

Blog UglyDarkSide


Ainda estou minerando os dados, mas a cada pesquisada, tomo um arrepio na espinha, mistura de indignação com o fato de que inúmeros profissionais sérios tem seus serviços pouco valorizados.

Minha indignação é maior porque já me ofereci como voluntário “N” vezes neste blog para ajudar no que for necessário para melhorar estes indicadores, e nunca tive retorno disto ou um contato para que as pessoas me questionassem os dados. Não tenho a pretenção de ser o “salvador” da saúde. Mas de dar idéias sobre como a má informação e a constante falta de auditoria interna destes dados pode estar fazendo a imensa diferença entre a receita e despesa de Monlevade.

Não gostaria de que a Cidade continuasse a gastar estes 36% de receita em Saúde. Se o bom analista de dados estivesse auxiliando a prefeitura, com 15% daria para fazer muita coisa. Mas eu vejo até hoje a saúde bucal não estar vinculada ao PSF, e sequer os profissionais de saúde terem muita noção do que está acontecendo com o que eles fazem. Acreditem, o que vocês estão fazendo nos postos de saúde e no PA, não estão sendo devidamente reportados ao Governo Federal. Com isto, a cidade perde dinheiro, e chances de melhorar em outras áreas.

Me doi profundamente o descaso dos vereadores e do Conselho Municipal de Saúde nos dados. No lugar de verificar e até me questionar sobre isto, eles preferem ficar dando moção de aplausos, ou sequer entender o relatório de gestão da saúde. Fiscalizar, mesmo, quase não vejo. E o que vejo, me enoja e muito.

Não adianta eu apenas levantar a bandeira de que algo está errado, sendo apenas eu a bandeira solitária no mar da falta de transparência com o dinheiro público. Eu tento, todos os dias, mostrar neste espaço que algo de errado está acontecendo. Uma única vez fui chamado para conversar. Depois disto, bem, nunca mais me convidaram para ajudar. Sequer conversei com a área de saúde. E muitas vezes, sou chamado de oposição. E reclamão. E muitas vezes, pelo que já observei, tentam de desqualificar porque não sou da área. Mas dou minha cara a tapa que conheço a realidade mais que quem está sentado lá, vendo os dados passarem sempre errados.

Provavelmente, esta postagem vai ser mais um dos inúmeros desabafos que faço aqui. Provavelmente, algum vereador vai tentar ler este post. Se ele for realmente um bom vereador, vai questionar estes dados. Se os jornais lerem estes dados, talvez queiram fazer uma reportagem, e aí talvez alguma atitude seja tomada.

Mas enquanto isto, o que está feito errado, vai exigir capacidade de análise e um excelente planejamento para acertar estes dados. Porque perder dinheiro desta forma, se for tentado recuperar, pode gerar mais ainda desconfiança. Afinal, se é para enviar certo, por que enviaram errado?

Um comentário:

  1. Obrigado por repercutir meu desabafo, Fernando! Recebi um convite para me reunir com a secretária de saúde. Vamos ver se alguma coisa pode ser ajudada.
    Abraços!
    Henriques

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.