sábado, 7 de maio de 2011

Carta das Vilas Tricentenárias de Minas Gerais: 300 Anos de Ouro Preto, Mariana e Sabará

As três primeiras Vilas de Minas Gerais – Villa do Carmo/Cidade de Mariana, Villa Rica/Cidade de Ouro Preto e Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará/Cidade de Sabará – unem-se para a comemoração do ano do tricentenário de sua fundação, pelo Governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, em 1711.
Governador Capitão-General da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, residindo oficialmente no Palácio da Encardideira, em Ouro Preto, Albuquerque empenhou-se na pacificação dos arraiais mineradores, sob o império da Coroa portuguesa. Para tanto, no ano da graça de 1711, foram criadas a Villa do Ribeirão do Carmo, no dia 8 de abril, a Villa Rica de Nossa Senhora do Pilar, no dia 8 de julho, e a Villa Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará, no dia 17 de julho.
O ato de criação da Vila, título hoje correspondente ao de Cidade, constituía-se da outorga da carta do Governador e eleição e posse da Câmara Municipal, com seus Vereadores Juízes escolhidos entre os “homens bons”, erigindo-se, em seguida, na praça maior, o símbolo da autoridade municipal, o pelourinho, ainda conservado apenas em Mariana.
As comemorações dos 300 anos têm início solene, na abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana de 2010, no Centro de Artes e Convenções do Parque Metalúrgico, da Universidade Federal de Ouro Preto, em 8 de julho de 2010.
As três primeiras Municipalidades de Minas Gerais, por suas Câmaras de Vereadores e Prefeituras, comprometem-se a celebrar, a partir de hoje, com a mais ampla participação das comunidades e em fraterna cooperação, o glorioso ano jubilar, a ser encerrado nos respectivos aniversários, em 2011.
As três matrizes da cidadania mineira convidam a todos para as comemorações, que visam a união dos Municípios tricentenários, a preservação da arte, da história e do folclore que neles demarcam notável patrimônio, e a valorização da vida social, cultural e política de seus Munícipes, a fim de renovar-lhes o compromisso original com a causa da justiça, da liberdade e do progresso, princípios que forjaram a identidade do povo de Minas no processo da construção do Brasil.

Ouro Preto, 8 de julho de 2010.

Raimundo Horta
Prefeito de Mariana

Edson Agostinho Castro
Presidente da Câmara Municipal de Mariana

Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto

William Lúcio Goddard Borges
Prefeito de Sabará

José Antônio de Lima
Presidente da Câmara Municipal de Sabará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.