sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Monlevade Cresce Desordenadamente



Monlevade tem sofrido um verdadeiro “bum” imobiliário. Novas construções pipocam por todos os bairros da cidade. É um ótimo indicador que reflete o acelerado crescimento econômico da cidade. No entanto, é preciso crescer com desenvolvimento. O crescimento desordenado das últimas décadas tem custado um preço alto à cidade, que, por conseqüência, tem sofrido com recorrentes contenções no trânsito, inundações periódicas e aumento da temperatura nos bairros centrais. O exemplo mais alarmante do crescimento desordenado monlevadense é o Bairro JK, localizado atrás do Hipermercado. Lá, prédios são erguidos, do dia pra noite, colados uns nos outros, criando um grande adensamento imobiliário, que, inexoravelmente, contribuirá para aumentar ainda mais os problemas já vividos na cidade. Existem estudos que comprovam que o adensamento imobiliário é um dos principais fatores causadores de inundações, engarrafamentos, impedimento da ventilação natural e consumo excessivo de energia elétrica, nos centros urbanos. São necessários planejamento, ordenamento e regulamentação pública sobre o setor. E isso, porque o prefeito é do partido verde. Imagina se não fosse. Se tudo continuar com está, em breve, a cidade vai dar um grande nó difícil de se desfazer.

3 comentários:

  1. Muito pertinente a sua colocação. Moro pertinho do Hiper e da minha varanda fico assustado com o tantos prédios que brotam da noite pro dia. A cidade tem uma localização muito estratética e uma histórica vocação desenvolvimentista. Como diz-se no popular, Monlevade está bombando. Concordo que a cidade, em todas as instâncias, precisa pensar-se e monitorar esse crescimento.Taí um bom tema para a reunião dos blogueiros.

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão. Mas é como se o prefeito não fosse mesmo do PV, ele não se preocupa com nada que diz respeito a preservação do Meio Ambiente. Tanto é que quando surgiu o projeto " Minha casa, minha vida" o primeiro local sondado foi uma área de Preservação Permanente que existe no bairro Mangabeiras. O projeto só não foi para frente porque os moradores interviram. É mais uma promessa de campanha que esperamos que seja cumprida, que é a de recuperar e preservar uma área de APP no coração da cidade. Promessa feita pelo Sr. Prefeito nas vesperas da eleição em uma reunião com os moradores no bairro. Vamos ver! Porque entra ano e sai ano e toda a semana de Meio Ambiente é a mesma coisa, planta-se umas mudinhas e pronto. Quem sabe agora com a Secretaria de Meio Ambiente alguma coisa acontece. Estamos esperando.

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.