terça-feira, 7 de abril de 2015

Carlos Moreira Mais Inelegível do que Nunca

Após alguns impressos locais terem circulado a hipótese de que Carlos Moreira estaria, supostamente, apto a disputar a cadeira do Executivo, já nas próximas eleições, é preciso atenção para o acórdão proferido na apelação criminal de número   1.0362.09.099843-0/001, que, em 30/09/2013, confirmou a condenação de Carlos Ezequiel Moreira por desvio de renda pública, referendando a inelegibilidade do ex-prefeito,  conforme se transcreve:
  
Após o regular trâmite, o MM. Juiz proferiu sentença (fls. 326/339), para condenar o réu Carlos pela prática do delito previsto no art. 1º, inciso I, do Decreto Lei 201/1967, à pena de 02 (dois) anos reclusão, em regime aberto, substituindo a pena privativa de  liberdade por duas restritivas de direitos, consistentes em prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, no valor de um salário mínimo, determinando, ainda, a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

Ocorre que, por unanimidade da 5° Turma Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi negado provimento à apelação de Moreira, ocorrendo ainda o trânsito em julgado da matéria. Significa dizer, que da decisão do TJ não Cabe mais recurso.
Assim, considerando apenas o processo criminal em análise e o teor da sentença confirmada pelo Tribunal, Carlos Moreira se encontra impedido de se candidatar ou assumir qualquer cargo público, pelo prazo de 5 anos, contados a partir do trânsito em julgado da matéria, que se deu em data posterior a 30/09/2013.
Se for considerada a Lei da Ficha Limpa, Carlos Moreira passa ainda, neste caso específico, a se encontrar inelegível pelos 8 anos posteriores ao cumprimento da respectiva pena, podendo chegar a 13 anos de inelegibilidade só neste processo.
É bom lembrar ainda que existem dezenas de processos tramitando contra Carlos Moreira na Justiça, o que coloca o ex-prefeito numa expectativa de inelegibilidade para as próximas duas ou três décadas.  



Um comentário:

  1. Meu Caro Fernando Sem Duvida Você é melhor jornalista investigativo de Monlevade E melhor do que Muitos jornaleiros que tem por Aqui Bom trabalho, Que As pessoas de Bem desta cidade não sé engana Com falsas noticia Pagas por pessoas Sem Escrúpulos!

    ResponderExcluir

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.