segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Conceito de Imprensa Marqueteira




Imprensa Marqueteira é aquela cujo editor, fundador ou pai do proprietário se coloca, ao mesmo tempo, como jornalista e marqueteiro político, seja ao longo de todo o mandato ou apenas no período eleitoral.  
A Imprensa Marqueteira é extremamente danosa à democracia, vez que apresenta grande poder de desinformação. O  “jornalista” jamais denunciará um governo cujo político também é seu cliente de marketing publicitário. Aliás, o maior inimigo do marqueteiro é sempre a verdade, porque se aquilo que ele divulga fosse realmente verdadeiro, ele não precisaria ser contratado.  Com a exceção de poucos impressos locais, a imprensa monlevadense se encontra, demasiadamente, contaminada pelo marketing político. Veja, por exemplo, o caso abominável da tentativa fracassada de se adaptar um hospital de 100 leitos no prédio do antigo terminal rodoviário, ao custo de mais de 22 milhões de reais em recursos públicos.  Quando foi que um órgão de imprensa local entrou ali, investigou o paradeiro de 22 milhões e trouxe tudo às luzes para conhecimento da população?!! Nunca! O marqueteiro jamais vai denunciar o seu cliente, ainda mais quando ele tem histórico de receber terreno público em troca de serviços de marketing político, como certa vez sustentou o Ministério Público.
Então, da próxima em que abrir um impresso local para ler as notícias, procure saber quem é o dono, fundador ou editor do jornal. Verifique se, além de jornalista auto-declarado,  ele também se dedica ou já se dedicou ao marketing de políticos locais. Acesse o site da Justiça Eleitoral e verifique se ele já foi marqueteiro de campanha de algum político local. Porque, se isto tiver acontecido, você tem em mãos uma enganosa peça de marketing político e nada mais.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e denúncias infundadas serão riscadas ou excluídas a critério do autor do Blog. Obrigado pelo comentário.