Imprensa Marqueteira
é aquela cujo editor, fundador ou pai do proprietário se coloca, ao mesmo tempo,
como jornalista e marqueteiro político, seja ao longo de todo o mandato ou apenas
no período eleitoral.
A Imprensa
Marqueteira é extremamente danosa à democracia, vez que apresenta grande poder
de desinformação. O “jornalista” jamais
denunciará um governo cujo político também é seu cliente de marketing
publicitário. Aliás, o maior inimigo do marqueteiro é sempre a verdade, porque
se aquilo que ele divulga fosse realmente verdadeiro, ele não precisaria ser
contratado. Com a exceção de poucos
impressos locais, a imprensa monlevadense se encontra, demasiadamente,
contaminada pelo marketing político. Veja, por exemplo, o caso abominável da
tentativa fracassada de se adaptar um hospital de 100 leitos no prédio do
antigo terminal rodoviário, ao custo de mais de 22 milhões de reais em recursos
públicos. Quando foi que um órgão de
imprensa local entrou ali, investigou o paradeiro de 22 milhões e trouxe tudo
às luzes para conhecimento da população?!! Nunca! O marqueteiro jamais vai
denunciar o seu cliente, ainda mais quando ele tem histórico de receber terreno
público em troca de serviços de marketing político, como certa vez sustentou o
Ministério Público.
Então, da próxima
em que abrir um impresso local para ler as notícias, procure saber quem é o
dono, fundador ou editor do jornal. Verifique se, além de jornalista
auto-declarado, ele também se dedica ou
já se dedicou ao marketing de políticos locais. Acesse o site da Justiça
Eleitoral e verifique se ele já foi marqueteiro de campanha de algum político
local. Porque, se isto tiver acontecido, você tem em mãos uma enganosa peça de
marketing político e nada mais.
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